Lançado site do Ficha Limpa com histórico de candidatos


O site do Ficha Limpa foi lançado nesta quinta-feira, 29, como um meio de facilitar que os próprios candidatos comprovem, voluntariamente, que têm a "ficha limpa" e, também, para que os eleitores possam consultar e acompanhar o processo eleitoral daqueles que concorrem às eleições este ano.
Ao se cadastrar no site, os candidatos se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral. Pois, além de possibilitar que os candidatos disponibilizem certidões que comprovem que não são processados ou condenados, será possível fazer a prestação de contas, voluntária, de suas campanhas eleitorais, informando semanalmente os recursos obtidos e os gastos realizados.

O site foi idealizado pelo Instituto Ethos, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), como um instrumento de informação aos eleitores e para favorecer um voto consciente.

O Ficha Limpa foi um projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar (critérios de inelegibilidades), e assim, melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.

O projeto circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. As assinaturas foram entregues ao Congresso Nacional no dia 29 de setembro do ano passado e, a nova lei foi sancionada, como Lei Complementar nº. 135, no dia 4 de junho deste ano.

Nenhum comentário: