Arquidiocese celebra 10 anos de sagração episcopal de dom Fernando


Um momento emocionante, assim pode ser definida a noite da última sexta-feira (20), no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Colégio dos Salesianos - onde mais de mil pessoas entre bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos celebraram junto com Dom Antônio Fernando Saburido, seus 10 anos de sagração episcopal e primeiro ano de pastoreio na Arquidiocese de Olinda e Recife. A celebração foi transmitida pela Rádio Olinda e pela Rádio Educadora do Nordeste, emissora da diocese de Sobral (CE).

Com representação de todas as paróquias, grupos e movimento da Arquidiocese, dom Fernando presidiu emocionado, a missa em Ação de Graças. "Agradeço a presença de cada um, é uma alegria enorme poder viver este momento com vocês", disse o arcebispo.
Há 10 anos, o monge beneditino atuava como pároco da Igreja de São Lucas, em Olinda, e vigário geral da Arquidiocese auxiliando o então arcebispo, dom José Cardoso Sobrinho. Dom Fernando se dedicava, especialmente, ao acompanhamento pastoral nas paróquias. Após um pedido de dom José, o papa João Paulo II, em maio de 2000, nomeou dom Fernando bispo auxiliar de Olinda e Recife.

Na presença de mais de 30 mil pessoas, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães - Geraldão - dom Fernando foi sagrado bispo sob o lema: "Secudum Verbum Tuum", ou seja, "Segundo a tua palavra". Em 2005, assumiu a diocese de Sobral, no Ceará. Retornou em 2009, para conduzir as ovelhas de Olinda e Recife.

No primeiro ano de dom Fernando à frente da Arquidiocese, é possível destacar importantes ações. Uma delas foi a Assembleia Pastoral, que aconteceu em fevereiro deste ano, e traçou novos rumos na atuação da Igreja. Além disso, o arcebispo fez várias parcerias com o governo e outras instituições, estimulando campanhas de conscientização cidadã.

fonte:arquidiocesederecifeeolinda

Nenhum comentário: