"Só Deus basta. Quem encontrou a Deus, encontrou tudo", diz Papa

"Só Deus basta. Somente Ele satisfaz a fome mais profunda do homem. Quem encontrou a Deus, encontrou tudo. As coisas finitas podem dar vislumbres de satisfação ou alegria, mas somente o Infinito pode preencher o coração humano", destaca Bento XVI.

As afirmações do Papa fazem parte da mensagem enviada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, em nome do Pontífice, aos organizadores e participantes da 31ª edição do Meeting per l’Amicizia tra i Popoli [Encontro para a Amizade entre os Povos]. O evento acontece em Rimini (Itália) entre 22 e 28 de agosto, com o tema "Aquela natureza que nos impulsiona a desejar grandes coisas é o coração".

Acesse
.: Mensagem de Bento XVI aos participantes do Encontro de Rimini

A mensagem traz a data de 10 de agosto e foi lida pelo Bispo de Rimini, Dom Francesco lambiasi, na Missa de abertura do encontro, neste domingo, 22.

"Todo o homem percebe que exatamente na realização dos desejos mais profundos do seu coração pode encontrar a oportunidade de se realizar, de se satisfazer, de se tornar verdadeiramente a si mesmo. O homem sabe que não pode satisfazer sozinho as suas próprias necessidades", salienta a mensagem, ao destacar o tema do encontro.

O texto lembra, a seguir, que o tema do Meeting destaca que nem tudo é objetivo final do coração humano, mas apenas as grandes coisas. "O homem é frequentamente tentado a se apegar às pequenas coisas. [...] Deus veio ao mundo para despertar em nós a sede das 'grandes coisas'", afirma.

Ao destacar um comentário de Santo Agostinho acerca do relato evangélico do encontro entre Jesus e a mulher samaritana (cf. Jo 4, 5-42), a mensagem de saudação de Bento XVI indica: "Deus tem sede da nossa sede por Ele. O Espírito Santo, simbolizado pela 'água viva' de que falava Jesus, é exatamente aquele poder vital que sacia a sede mais profunda do homem e lhe dá a vida total, aquela vida que ele busca e espera sem saber".


Oração é desejo

O episódio dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35) também é recordado. "'Fica conosco, Senhor': é a expressão do desejo que pulsa no coração de todo o ser humano. Esse desejo de 'coisas grandes' deve se transformar em oração".

Nesse sentido, o homem deveria purificar seus desejos e esperanças para acolher a doçura de Deus. "A Deus, podemos pedir qualquer coisa. Tudo aquilo que seja bom. [...] No diálogo com Ele, levando toda a nossa vida diante de seus olhos, aprendemos a desejar as coisas boas, a desejar, no fundo, o próprio Deus. [...] Aprender a rezar é aprender a desejar, e, assim, aprender a viver".

A mensagem finaliza assegurando a oração de Bento XVI, que envia aos responsáveis e organizadores do Meeting a Bênção Apostólica.

fonte:cançãonova.com

Nenhum comentário: