Arquidiocese de Olinda e Recife realiza caminhada em prol da vida


A Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Comissão Pastoral para a Vida e a Família, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove a “4ª Caminhada Arquidiocesana “Sim à Vida”. O evento será no dia 26 de setembro, na Orla de Boa Viagem, e reunirá milhares de fiéis católicos e de outras denominações cristãs. Além de contar com o apoio dos cantores pernambucanos Nando Cordel, Silvério Pessoa e Israel Filho.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população católica e a sociedade civil, em geral, para a necessidade de lutar contra a legalização do aborto no Brasil, chamando atenção para a causa em defesa da vida. “A Igreja busca proteger a vida desde a sua concepção até a morte natural. Somos contrários a qualquer tipo de proposta que justifique o aborto, assim como, a eutanásia. Trata-se, portanto, de dom de Deus e somente Ele pode dar ou tirar”, afirma o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

A caminhada faz parte da “Semana da Vida”, realizada de 01 a 07 de outubro, período em que serão feitas, em todo o país, ações que ajudem a valorizar a vida humana em todas as suas etapas. Além de abordar a defesa da vida em todas as suas fases, o evento tratará de temas como a preservação do meio ambiente, o combate às drogas e à violência. “A vida humana tem sofrido, nos últimos tempos, com o crescimento da violência que mata, sem piedade, especialmente adolescentes e jovens em consequência do desenfreado consumo e tráfico de drogas. Também a desigualdade social que dificulta o acesso ao trabalho, à escola, à moradia, à alimentação, e, sobretudo, à cidadania, gera violência e morte”, disse dom Fernando Saburido.

O arcebispo destaca também a preocupação com a natureza e a vida do planeta. “Preocupa-nos, ainda, a preservação do meio ambiente. A natureza sofre todo tipo de devastação e desrespeito. Em conseqüência, presenciamos as mudanças climáticas e a reação da própria natureza com grandes tempestades e enchentes, aumento da temperatura e maremotos.”

O presidente da Comissão Arquidiocesena de Pastoral para a Vida e a Família, padre Adriano Chagas, considera urgente a mobilização das pessoas diante do quadro de violência que atinge o país. “Faz-se extremamente necessário nosso posicionamento cristão humanizador frente a tudo o que se apresenta como cultura de morte em nossos dias. Nós, enquanto seguidores e imitadores do próprio Filho de Deus, não podemos cruzar os braços diante das desestruturação das bases familiares e dos valores cristãos de defesa e preservação da vida humana”, observa.

A caminhada contará com cinco trios elétricos e a animação dos cantores frei Damião Silva e banda Guerreiros na Fé, Chiquinho de Jesus e Banda, Tribos de Jacó (Comunidade Shalom), Coração Novo (Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Paratibe - Paulista) e Banda Luz (Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Boa Viagem).

Nenhum comentário: