Homenagem aos 350 anos de morte de SãoVicente de Paulo em João Pessoa/PB


No domingo, 26, serão lembrados em João Pessoa os 350 anos da morte de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac (venerados por suas obras de caridade na França).

Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, às 9h, será realizada uma Missa , celebrada pelo Pároco, Pe. Rui Braga, e concelebrada pelo Pe. Júlio Masson, com a apresentação de uma Relíquia de São Vicente de Paulo. Relíquias são partes de corpos dos santos ou objetos que tenham pertencido a eles ou estado em contato com eles. Nesse caso, a Relíquia apresentada na Catedral será um fragmento ósseo.

Em seguida ocorrerá uma Procissão até a Capela de São Vicente, no bairro do Roger, com entronização da Relíquia e Assembleia da Família Vicentina. Entronização significa colocar em altar ou em lugar nobre um determinado objeto. Nesse caso, a Relíquia de São Vicente de Paulo ficará definitivamente na Capela dedicada ao Santo no bairro do Roger.

São Vicente de Paulo foi um pai dos Pobres e um reformador do clero, conhecido por sua humildade, caridade e por sempre buscar o bem da Igreja. Foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja por Leão XIII, em 1885.

Santa Luiza de Marillac, co-fundadora, com São Vicente de Paulo, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, foi proclamada patrona das Obras Sociais em 1960 pelo bem-aventurado João XXIII. Ela continua inspirando muitos homens e mulheres, dentre os quais 21.000 Filhas da Caridade, freqüentemente chamadas Irmãs de São Vicente de Paulo, que servem no mundo inteiro, e seus numerosos colaboradores.

Nenhum comentário: