Vetada propaganda anti-católica de sorvetes mostrando "freira" grávida


Na Inglaterra

A entidade reguladora da publicidade na Inglaterra decidiu vetar um anúncio no qual se mostra a uma "freira" grávida em uma igreja sustentando uma colher e um pote de sorvete com a inscrição "concebido imaculadamente. O sorvete é nossa religião". A decisão se deu logo depois de uma série de protestas de católicos que assinalaram que o pôster constitui uma ofensa à fé.

O jornal Daily Mail informa que a firma de sorvetes Antonio Federici lançou este anuncio com a intenção de "comentar e questionar, usando a sátira e o bom humor, a relevância e a hipocrisia da religião e as atitudes da Igreja em temas sociais".

O aviso foi publicado pelas revistas The Lady e Grazia. A primeira admitiu que foi um engano havê-lo mostrado e sua editora que é irmã do prefeito de Londres, Rachel Johnson, expressou estar arrependida pela ofensa causada aos leitores.

Com respeito à Autoridade sobre Padrões de Publicidade (ASA, por suas siglas em inglês) assinala em uma declaração publicada hoje que os anúncios em geral "não devem conter nada que possa gerar uma ofensa ampla. Deve-se ter especial cuidado para evitar as ofensas em questões de raça, religião, sexo, orientação sexual ou deficiência física".

Sobre o anúncio dos sorvetes Antonio Federici, a ASA precisa que "consideramos que o uso de uma freira grávida através da imaculada concepção era provavelmente uma distorção e uma brincadeira com as crenças dos católicos. Concluímos que o uso de tal tipo de imagem de maneira tão ligeira para anunciar um sorvete pode ser uma séria ofensa aos leitores, particularmente para aqueles que praticam a fé católica".

Entretanto, assinala a BBC, porta vozes da Antonio Federici prometeram colocar um pôster similar nos arredores da Catedral de Westminster, coincidindo com a visita do Papa ao Reino Unido, que será "uma continuação do tema", transgredindo a declaração da ASA dada a conhecer pelo Daily Mail na que se estipula que o anúncio violou várias regras de decência e não deve ser publicado novamente.

fonte:acidigital.com

Nenhum comentário: