CNBB divulga tema da campanha da Fraternidade


Foi apresentado o tema da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quinta-feira. A divulgação à imprensa foi feita pelo bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa. O tema da Campanha, que será voltada para o meio ambiente, é “Fraternidade e a Vida no Planeta”, enquanto o lema, um pouco mais incisivo, é “A Criação Geme Como em Dores de Parto”.

Dom Dimas explicou que “a Campanha da Fraternidade" de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, que é a de respeito pelo meio ambiente e pelo lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”.

Dom Dimas foi questionado sobre a escolha do lema e a relação deste com as discussões sobre o aborto, levantadas nesse período eleitoral. Ele respondeu que não há ligação do lema com a questão e que as escolhas de temas e lemas se fazem com muita antecedência, portanto, tudo já havia sido definido antes dessas discussões.

“O tema 'Fraternidade e Vida no Planeta' inclui a questão do aborto, mas não se esgota nisso”, acrescentou o arcebispo.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma.

Nenhum comentário: