Mais de 10 mil fiéis prestigiam a posse de Dom Frei Magnus


No dia da padroeira do Brasil, Dom Frei Magnus tomou posse como primeiro bispo da recém-criada diocese de Salgueiro. Estiveram presentes o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil; os arcebispos e bispos do Regional Nordeste 2; e delegações de quinze municípios pernambucanos.

Acompanhado do núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o primeiro bispo saiu em carreata até a Catedral, no centro da cidade. Em seguida, todos foram até o estádio municipal, onde foi celebrada uma missa. Mais de dez mil fiéis compareceram ao estádio Cornélio de Barros, para assistir à cerimônia.

Na primeira celebração como bispo, Dom Magnus citou um trecho de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, (“O sertanejo não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. O sertanejo é, antes de tudo, um forte”) para dizer que não lhe faltará forças para pregar a palavra do Senhor. “Por ser nordestino carrego esta força e sei que, juntos, seremos ainda mais fortes. Tenho que ensinar e, certamente, muito a aprender, pois se espraia a meus pés de pastor, uma vasta área que mais parece uma verdadeira escola de franciscanismo.”

Aproveitando que a nova diocese nasceu sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, o bispo lembrou dos excluídos que perambulam nas ruas das grandes cidades. “Precisamos levar com entusiasmo a palavra que liberta e salva e que é alimento salutar para todos os famintos. Precisamos voltar os nossos olhares para os leprosos da pós-modernidade, que continuam a esperar dos cristãos um abraço restaurador, transformador do homem, da sociedade e da Igreja.” No final, citou Santo Tomás de Aquino e repetiu seu lema episcopal. “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, Dom Frei Magnus, OFMCap, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como primeiro bispo da nova Diocese de Salgueiro no dia 16 de junho deste ano. A Diocese de Salgueiro foi desmebrada das dioceses de Petrolina e Floresta, e abrange quinze municípios.

fonte:cnbbne2.com

Nenhum comentário: