Conheça a origem da festa de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, 23, a Igreja celebra a festa de Corpus Christi. Solenidade que teve início no século XIII, na pequena cidade italiana de Bolsena. A celebração do Corpo de Cristo acontece na primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.

Como surgiu e como se desenvolveu, você vai saber a partir de agora em reportagens especiais sobre o tema.

Assista à reportagem



No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre.

Durante uma viagem que fazia à Itália, celebrou a Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena. No momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal. O sacerdote impressionado, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado.

Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal e eles se encontraram na ponte do sol.

Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula "Transiturus", que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.

A Festa ganhou projeção somente 50 anos mais tarde com o Decreto do Papa Clemente V, mas ainda nesta época as procissões realizadas com o Santíssimo Sacramento como fazemos hoje, não existiam, elas vieram com o tempo, e nasceram da piedade popular. Mais do que a origem histórica, a Igreja alerta para o grande significado teológico desta festa, ressaltado a partir do Concilio Vaticano II.

A festa de Corpus Christi em Ferreiros será celebrada neste domingo dia 19/06 Com a Santa Missa às 19:00 na Igreja Matriz, logo após a Missa haverá a procissão com o santíssimo sacramento pelas principais ruas da cidade. Por motivos das festas juninas deste ano, o dia de Corpus Christi é no mesmo dia da véspera de São João dia 23/06, por causa disso o nosso bispo Dom Severino mandou celebrar no domingo dia 19/06.

Nenhum comentário: