Junho: Mês do Sagrado Coração de Jesus e da festa de Corpus Christi

O mês de junho é dedicado ao Coração de Jesus e do grande sacramento da EUCARISTIA, centro da história de todos aqueles que por Ele entregam sua vida, nele aportam seu destino e esperança. É, portanto, também o mês de tantos santos muito conhecidos e amados do povo de Deus. Como por exemplo: Santo Antonio, São João Batista, São Pedro e São Paulo.

Nesse mês acontece também a Solenidade de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo. É uma festa móvel da nossa querida, amada e santa Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Santíssima Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para nós católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do Brasil – CNBB.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo então Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264.

Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

Hoje esta no mundo toda a celebração de testemunho da nossa fé de Adoração ao Senhor que se doa no Pão da Eucaristia. Eis o Pão Vivo descido do Céu! Viva Jesus nosso Rei e Senhor na Santíssima Eucaristia!

Como dizia o nosso Papa aos congressista do Congresso Internacional em Quebec – TEMOS QUE SER EUCARISTIA PARA O MUNDO.

Sejamos todos EUCARISTIA para o mundo. Transformemos o mundo em um campo de PAZ e HARMONIA.

fonte:http://blog.cancaonova.com/natal/

Nenhum comentário: