Série Milagres Eucarísticos I - O Milagre de Braine, França.

Com a chegada do dia de corpus christi (23/06), começamos uma série de textos sobre os diversos milagres eucarísticos que se tem conhecimento na Igreja. Convidamos a todos os internautas interessados no tema a acompanhar-nos nessa eucarística epopéia.

O Milagre de Braine, França.

No ano em que ocorreu o milagre Eucarístico de Braine, um grande número de não católicos moravam naquela cidade, localizada na Arquidiocese de Soissons. Agnes de Braine, uma condessa que vivia em um castelo na cidade, tentou converter muitos desses não católicos e escolheu uma bonita garota judia em quem concentrou todos seus esforços.

A garota constantemente se recusava a crer na Santa Eucaristia e permanecia cética apesar do fervor da condessa. Determinada a vencer a garota pela fé, a condessa foi além de suas forças para transferi-la para o castelo onde eventualmente era camareira e dama de companhia.

Em 1153 o Arcebispo de Soissens organizou uma Missa solene e a procissão em volta da cidade de Braine em observância a festa do Espírito Santo. Compareceram à cerimônia todas as pessoas de Braine, inclusive os não católicos.

Durante o Santo Sacrifício da Missa celebrada pelo Arcebispo, na hora da Elevação, os presentes viram no lugar da Hóstia, uma pequena criança. Não se sabe quanto tempo durou a visão, mas foi tão esplêndido e comovente que os não católicos, agora repletos do Espírito Santo, pediram o batismo. Especula-se que dentre estes, estava também à garota judia que a condessa havia tentado converter.

Após o milagre, a Condessa Agnes de Braine fundou um mosteiro, onde a milagrosa Hóstia permaneceu por séculos.

Irmã Suzana do Coração Agonizante de Jesus – PJC
Religiosa da Fraternida O Caminho
Fraternitas Nazaré – Penha, São Paulo, SP

Nenhum comentário: