Amigo...Um Refúgio Poderoso.

A beleza da amizade nos seduz e encanta embora saibamos que poucos são os que vão permanecer para sempre em nossa vida. Já a escritura sabiamente nos adverte: 'Mil sejam os camaradas com quem você se relaciona, mas um entre eles o teu confidente'; aquele que, com simplicidade e veracidade é capaz de acolher tuas feridas e de acreditar nos teus sonhos, sem duvidar da tua honestidade e sinceridade. O amigo é aquele que não duvida e, por isso, quando traído, sente ainda mais forte a dor que o penetra e que lhe faz perceber toda a infidelidade como a dor maior. Amigo verdadeiro não é capaz de pensar mal do seu amigo, a amizade cria um só coração e uma só alma ou, como dizem os filósofos, é 'um só coração em dois corpos'.

A bíblia ainda nos adverte que quem encontra um amigo, 'encontra um tesouro'. O elogio que é feito dos amigos ultrapassa o humano e nos lança no amor que tem suas raízes no mistério trinitário. A verdadeira amizade é uma aliança que nada e ninguém poderá romper, nem a morte, nem a fome, nem a doença, nem a pobreza e nem a riqueza. É uma aliança que carrega em si o sabor do divino, do amor que não pode ser deixado ao vento dos sentimentos.

A amizade não conhece distância e nem precisa de muitos sinais, os amigos sabem que são amigos quer estejam perto ou longe, quer se vejam ou estejam anos sem se ver e se falar. Na amizade não há a presença de interesses e nem desejos escondidos e mesquinhos de aproveitamento pessoal. Os amigos não necessitam dizer o que se passa com eles, o simples olhar revela o que um necessita do outro. É entrar numa profunda sintonia de sentimentos, desejos e de vida. Amigos e amizade são palavras sagradas que deveriam ser purificadas de tantas sujeiras acumuladas pela materialização do amor que se faz simplesmente desejo de si mesmo e não plenitude do outro.

Os amigos são provados pelo fogo das adversidades, onde nunca podemos desconfiar e nem nos envergonhar dos amigos; mesmo que eles errem ou se encontrem nas situações mais vergonhosas, eles são nossos amigos, dos quais damos testemunho com amor e afeto. Não se pode romper a amizade porque o 'amigo' está com AIDS ou abandonou a fé ou, num momento de loucura, cometeu alguns erros que podem até nos envergonhar. O amigo assume e carrega o amigo em todos os momentos da vida porque ele faz parte da sua história, do seu cotidiano, do seu caminho; a verdadeira amizade é tesouro escondido que se faz manifesto.

Os amigos não são amigos na noite ou no anonimato, são amigos à luz do sol; todos sabem que são amigos e são orgulhosos por serem amigos. Cantar o cântico dos amigos é sair do seu egoísmo e colocar a vida em risco para os outros.

A melhor definição de amigo nós encontramos no Evangelho, quando Jesus, com sabedoria e austeridade de palavras, diz: 'Não há maior amor que dar a vida pelos amigos'. Não é dar nem presentes de ouro, nem carros importados e nem cheques gordos no dia do aniversário, tudo isto faz parte do relativo que não expressa o valor verdadeiro da amizade, da vida. Entre amigos não se dá presente, se dá amor e vida. Não são dadas flores, mas o perfume das flores. Assim Jesus, nosso amigo, não nos deu nada de 'coisas' para serem guardadas como lembrança, mas nos deu o melhor de si, 'carne e sangue', a vida plena em abundância.

Quando formos capazes, como Jesus, de dizer aos nossos amigos 'vos chamo amigos porque vos revelei tudo o que ouvi de meu Pai', aí podemos iniciar a crer que somos amigos de verdade e não simples conhecidos e camaradas que encontramos na vida. A amizade é ver o nosso rosto resplandecer nos olhos do amigo e vice-versa. Tu és meu amigo porque tu és eu e eu sou tu.




Hoje posso perceber o valor de uma amizade
Pois, Divino amigo, com carinho me ensinaste
Se eu pudesse compreender o tamanho do teu amor por mim.
Mais nada esconderia daquilo que já sabes
Tudo te entregaria Jesus minha alegria.
Meu amigo
Hoje posso perceber que um amigo de verdade
Não sou eu a escolher vós em mim o enxertastes
Que é mais fácil te seguir ao lado de um amigo
E mesmo se ele tropeçar ou tão fraco vacilar
Queres Senhor que eu encontre a Ti a Tua vida
No coração de um grande amigo.
Amigo fiel refúgio poderoso
Quem o descobriu encontrou um tesouro
Prefiguração de Deus certeza do céu
Quero tê-lo aqui no peito meu
Meu anjo meu abrigo meu
Amigo Fiel refúgio poderoso
Quem o descobriu encontrou um tesouro
Permaneceremos até o fim na amizade do Senhor
E se me amar te causar a dor
Com o mesmo amor me cures meu amigo
Hoje posso perceber que a glória da amizade
Consiste em tudo perder na renúncia da vontade
Para ter um bem maior: A misericórdia do Senhor
E salvar quando preciso for,
Como a cada dia salvo eu sou
Quero realmente amar assim
E nunca abandonar os meus amigos
Deus meu Deus cuida de mim dá-me ser amigo
Em ti Amado Salvador,
De meus irmãos queridos,
Leva-me onde quiseres, Esposo de minh'alma
E quando longe eu estiver e Saudades levar comigo
Seja ela esperança de reencontrar
O coração de um grande amigo
Amigo Fiel...

Nenhum comentário: