Nossa Senhora do Carmo

Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário,eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.”

Quem veste o Escapulário é, portanto, introduzido na terra do Carmelo para que “coma de seus frutos e bens” (cf.Jer 2,7), e experimente a presença doce e materna de Maria, no compromisso cotidiano de revestir interiormente de Jesus Cristo, e de o manifestar vivo, em si próprio, para o bem da Igreja e de toda a humanidade.

Duas são, portanto, as verdades evocadas no símbolo de Escapulário: de um lado a proteção contínua da Santíssima Virgem, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna; de outro lado, consciência de que a devoção a Ela não pode se limitar a orações e obséquios em sua honra em algumas circunstâncias, mas que deve constituir um “hábito”.

Nenhum comentário: