VIDA CRISTÃ NA UNIVERSIDADE

O ingresso na Universidade é uma etapa importantíssima na vida de um jovem, precedida de muito esforço e dedicação. Sem muita demora, o jovem é retirado de sua zona de conforto e inserido em um ambiente totalmente novo, em que fervilham as tentações, os questionamentos e as influências negativas.

Essa fase da vida, sem dúvida, representa um desafio à vida do jovem cristão. Além da perseverança para resistir às tentações, surge outra necessidade: lidar com a extensa carga horária, que exige do estudante atenção redobrada aos estudos. Sobra pouco tempo para se dedicar com intensidade aos compromissos cristãos, e o universitário acaba deixando sua vida espiritual um pouco de lado.

Para contornar essa situação, o jovem precisa aliar seu eu cristão à sua vivência na Universidade. Há uma ferramenta poderosa nesse processo: a evangelização. Afinal, este é um ambiente em que a juventude se faz muito presente, e é nosso dever ajudar aqueles que estão afastados dos princípios cristãos. Em nosso cotidiano na Universidade, Deus nos oferece infinitas oportunidades para reafirmar nossa fé e propagar seus ensinamentos. Cabe a cada um de nós identificá-las. Um debate em sala de aula ou uma roda de conversas, por exemplo, podem se revelar momentos perfeitos para pôr em prática aquilo a que Jesus nos orienta em Marcos 16:15: “E disse-lhes: ‘Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura! ’ “

Enfim, ser um cristão universitário não é uma experiência fácil, mas nossa vida é, em muitos aspectos, baseada na fé e na perseverança. A oração, a Palavra de Deus e a orientação espiritual são elementos a que sempre podemos recorrer nos momentos de maior fraqueza.

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmo 32:8)

Alisson Peixoto
Estudante universitário


Fonte: http://obrademarianazare.blogspot.com

Nenhum comentário: