Papa nomeia novo bispo para a Bahia

Na manhã desta quarta-feira, 4 de julho, a Santa Sé anunciou oficialmente a nomeação do novo bispo de Jequié (BA). Trata-se do frade capuchinho Frei José Ruy Gonçalves Lopes, atualmente vigário paroquial na arquidiocese de Feira de Santana (BA).


Veja o breve Curriculum Vitae do novo bispo:

Frei José Ruy Gonçalves Lopes ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em fevereiro de 1985 e emitiu votos em 10 de janeiro de 1988. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993.

Logo depois da ordenação, foi pároco em Valéria e Capelão do Leprosário de Águas Claras na arquidiocese de Salvador (BA). Eleito Definidor Provincial esteve no cargo de 1995 a 1988 quando também exerceu a função de Ecônomo Provincial. Neste mesmo período também teve a responsabilidade da promoção vocacional e foi Mestre dos pós-noviços. Entre os anos de 2002 a 2007 foi Ministro Provincial e parte desse tempo foi vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (2002 a 2004).

Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008. E da conclusão do curso até este ano, ele tem sido membro do Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e membro do Conselho de Administração das Obras Sociais de Irmã Dulce. Atualmente ele também é professor de Teologia Moral na Faculdade Arquidiocesana e diretor do Colégio Santo Antônio de Feira de Santana (BA).

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: